sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Estabefe e meio...

Durante a minha infância fui criada com a minha avó, como quase todas as pessoas, os pais trabalham e os filhos têm que ficar em algum lado. A minha avó apesar de ter nascido em Sintra e toda a vida ter sido criada lá, quando casou com o meu avô emigrou e regressou várias vezes.
Nunca foi portanto uma pessoa da aldeia, mas tinha muitas expressões engraçadas, conhece imensas lendas e ditados populares.

De vez em quando lá eu ouvia uma coisa ou outra que me ficava no ouvido e achava engraçado, porque mais ninguém dizia aquilo.
Lembro-me que quando estava zangada comigo e com os meus irmãos (éramos 3 e fazíamos-lhe a cabeça em água), dizia muita vez:  "Uma cachaporra a cada um, ainda era pouco! "
Nós ríamos imenso e não ligávamos nenhuma.

Há uns tempos aqui em casa, uma amiga virou-se para a Catarina, que andava chata atrás dela e disse-lhe: "Vai há fava enquanto a ervilha enche!"
Aquilo ficou-me no ouvido e eu disse imediatamente: "Ah, era isso que a minha avó me dizia!"
Ela dizia aquilo tão rápido que eu apenas percebia " Vai à fava com a trevilhês", perguntei-me inúmeras vezes o que é que ela quereria dizer com aquilo... mas nunca dei importância.

Desde que viemos para esta zona e deixámos Sintra para trás, que oiço constantemente expressões engraçadas que me fazem esboçar um sorriso de orelha a orelha onde quer que seja.

Há dias em casa de uns amigos, num jantar, oiço o filho de uma amiga a dizer para o irmão mais novo que o fez perder o jogo: "Épa és sempre a mesma coisa! Estabefe e meio era pouco!!"
- A minha avó também nos dizia imensas vezes que nos dava "dois tabefes" agora, o meio é que eu nunca tinha ouvido.

Uma expressão que me fez rir e nunca mais me esqueço, foi num dia em que a minha irmã nos visitou. Estávamos as duas na piscina, com a Catarina, na zona do bar. Aparece um senhor à procura com o olhar, quando o encontra grita de uma ponta do bar para o outro: "Ouve lá já puseste o milho a regar??" o outro acena-lhe com uma cerveja e diz: "É poucachinho bom!...
- De cada vez que passo por um campo de milho (e não são poucos por aqui) lembro-me do senhor e da expressão que usou. Eu e a minha irmã rimo-nos imenso!

Outra coisa que se usa mesmo muito por aqui:
Como quem diz: "Oh, quero lá saber"
"Eit... quero lá saber!" ou "Eit, lá estás tu com essa conversa"



Acho muito curioso as expressões que as pessoas utilizam. Por norma cada região tem uma bastante característica, ou mesmo em família utilizam uma ou outra que fica no ouvido.
Destas nunca me hei-de esquecer.



6 comentários:

ArtiKoisas disse...

Pois é Lúcia :) Eheh Já conheço essas expressões á muuuiitooo!!
Apesar de não viver propriamente na aldeia, também digo algumas! ;) Mas na aldeia onde os pais do meu namorado vive ...ui farto-me de rir :D
Beijinhos

Mª Fátima disse...

Meus pais são portugueses e sempre usaram expressões como essas. Não me recordo agora, mas sei que algumas eu nunca entendi, mas sabia que estava fazendo algo que não devia rs... Quando minhas amigas nos visitavam, com certeza era motivo para muitos risos, pois mamãe falava palavras do seu vasto vocabulário português do qual elas achavam muito engraçado. Lembro-me do dia em que ela pediu que eu fosse pagar uma conta no banco, mas que tivesse paciência para enfrentar a "bixa". Minha amiga fartou-se de rir. Cá no Brasil também temos essas expressões regionalistas, devo dizer-lhe muito engraçadas também. Bjs

manuela carvalho disse...

Como eu gostei de ler esta sua publicação! Não me vou esquecer... Beijinho.

Maria João disse...

É tão giro recordar essas expressões...
conheço imensas e acho-lhes imensa graça!!! Fazem parte da minha infância e quando as oiço, tal como tu, esboço um sorriso porque me fazem lembrar o passado e quem já partiu.

bjs,
Mj

PS: fico á espera que mostres fotos da tua casinha rolante...

Teresa disse...

Moro numa aldeia e fui criada numa aldeia (ambas no Norte) portanto esse tipo de expressões são o pão-nosso-de-cada-dia :P

Maria João disse...

Olá Lúcia,
Aqui estou novamente, mas desta vez para dizer que tens um desafio para ti no meu blogue.
Bjs,
MJ